Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos serão analisados, às cegas, por dois avaliadores. Aqueles que forem aceitos por apenas um dos pareceristas, serão submetidos a um terceiro, para desempate.

Aproveitamos para lembrar que o evento é voltado para a interface da Área de Ensino de Ciências com a educação para o ambiente e educação para a saúde. O objetivo é constituir um espaço para a reflexão sobre as atividades de pesquisa e para apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em Ensino de Ciências e em sua interface com as questões de Saúde e de Ambiente.

Os melhores trabalhos apresentados no evento serão publicados na Revista Ensino, Saúde e Ambiente (www.ensinosaudeambiente.uff.br), que está associada ao Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

Serão aceitos relatos de pesquisa e trabalhos teóricos, considerando-se os seguintes aspectos:

Os relatos de pesquisa empírica serão avaliados:

1)     Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura pertinente:

• Clareza na descrição da área de interesse do artigo e fundamentação nos resultados relevantes da literatura;

• Questões de pesquisa claramente formuladas;

• Adequação da fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa.

2)     Quanto à metodologia:

• Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de coleta de dados utilizados e das amostras investigadas para responder às questões de pesquisa propostas.

3)     Quanto à análise dos dados:

• Coerência entre análise e fundamentação teórica apresentada;

• Coerência entre análise do material empírico e resultados apresentados.

4)     Quanto às conclusões e implicações:

• Se as conclusões têm por base os resultados apresentados;

• Se as conclusões incluem recomendações para a área;

• Se as conclusões são comparadas com as de outros trabalhos no mesmo domínio, disponíveis na literatura.

5)     Quanto à bibliografia:

• Se o trabalho faz referências à literatura pertinente da sua área.

Os trabalhos teóricos serão avaliados:

• Clareza na descrição da área de interesse do artigo e fundamentação nos trabalhos relevantes da literatura;

• Relevância e clareza do problema teórico abordado;

• Adequação da fundamentação teórica para discutir o problema.

2)     Quanto ao argumento desenvolvido:

• Clareza e consistência do argumento teórico desenvolvido.

3)     Quanto às conclusões e implicações:

• Se as conclusões têm por base a discussão apresentada;

• Se as conclusões incluem recomendações para a área;

4)     Quanto à bibliografia:

• Se o trabalho faz referências à literatura pertinente da sua área.

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.