Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Ensino e Ambiente

CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE MICROALGAS: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Andréia Carolinne de Souza Brito, Magui Aparecida Vallim da Silva
UM ESTUDO ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO PERÍODO DE 1870-1889. PDF
Marinéa Silva Figueira Rodrigues
Educação ambiental crítica: uma necessidade social ou uma decisão política? PDF
Luiz Claudio Alzuguir
O CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA), PERIGOS PARA A SAÚDE E O MEDIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA PDF
Ricardo Moreira de Queiroz, Augusto Fachín Terán, Andrea Garcia de Queiroz
Relato de Experiência de Educação Ambiental na área Leste da Baía de Guanabara PDF
Sabrina Gonçalves Sodré, Maria Graça bispo, Camilla Lírio
REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES PDF
Sonia Maria Venzel, Marcus Vinicius Sandova PaixãO, Gleides Pulcheira Paixão
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A ESCOLA VAI AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA_UMA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO C.E. DR. IGNÁCIO BEZERRA DE MENEZES/DUQUE DE CAXIAS. PDF
Cristina Maria Alves da Silva
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Carlos Alberto Andrade Monerat, Ana Paula Inacio Diorio
IMPLANTAÇÃO DE TRILHA INTERPRETATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU NA BAIXADA FLUMINENSE, RJ – BRASIL PDF
Carlos Eduardo Silva Jascone
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL PDF
Marcelo Rocha, Marcelo Nogueira
PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PARA A MEDIAÇÃO DIDÁTICA DO TEMA AQUECIMENTO GLOBAL NO ENSINO MÉDIO PDF
Alexandre Sebastião Lobato Ramos, Elaine Moreira Alves, Daniel Medina Correa Santos
Educação Física Escolar:Proposta de Educação Ambiental Transformadora sobre o consumismo PDF
gloria guimarães castro
ECOPEDAGOGIA: UMA ABORDAGEM FREIREANA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PDF
Maria da Conceição Albuquerque
AGENDA 21 ESCOLAR NO CONTEXTO DA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues
ANÁLISE DO FILME “RIO” COMO ESTRATÉGIA DE IDENTIFICAÇÃO, ABORDAGEM E DISCUSSÃO DO TEMA BIOPIRATARIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. PDF
Carlos Eduardo Gonçalves Cavalcante, Waisenhowerk Vieira Melo
Ensino de Ciências e sua relação com meio ambiente: Análise qualitativa da água como meio de reflexão e nvestigação PDF
Esilene dos Santos Reis
Água e sociedade: o que abordam os livros didáticos do Ensino Fundamental? PDF
Bianca Sarpa Miceli
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E TERRITÓRIO: DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE EM UMA COMUNIDADE NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS, BRASIL. PDF
Dilemara De Pinho Damasceno Sellos, Maria Cecília Pinto Diniz, Ivana Cristina Ferreira Santos, Andrea De Souza Monteiro, Maira Alvarenga de Souza, Ranam Moreira Reis
PROJETO HORTA “VIDA E SAÚDE NA ESCOLA”: PERCEPÇÕES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR APLICADA EM HORTA ESCOLAR (RELATO DE EXPERIÊNCIA) PDF
Gilivã Antonio Fridrich
Campus da Praia Vermelha/UFF 1 A RDS PONTA DO TUBARÃO COMO ALTERNATIVA PARA AULAS DE CAMPO EM BIOLOGIA: INVESTIGANDO A (IN)EXISTÊNCIA DE ELOS PDF
João Kaio Cavalcante de Morais, Maria Marta Nepomuceno Rodrigues, Maria Rita da Silva, Rummenigge Medeiros de Araújo
Uma proposta de ensino sobre o Reino Fungi para o sétimo ano do Ensino Fundamental, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa PDF
Luciana Abrão Lougon Soares, Evelyse dos Santos Lemos
ÁGUA: EXPLORANDO A FONTE DE VIDA – PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PDF
Anderson Martins Vianna, Laís Henriques de Mattos, Larissa Lima Morgado, Rômulo Gonçalves Paes Leme Baptista, Cristina dos Santos Bianchi
CEMITÉRIO COMO FONTE DE CONTAMINAÇÃO: UMA TEMÁTICA AUSENTE NAS SALAS DE AULA PDF
Elisangela Almeida Cruz dos Santos
CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE AMBIENTE A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE FILOSOFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PDF
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Maylta Brandão dos Anjos, Verônica Pimenta Velloso
DESENHO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM UMA COMUNIDADE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA PDF
Edson Chiote Chiote Pinheiro, Laísa Freire Maria Freire dos Santos
Patrimônio em Ação PDF
Marcia Rodrigues Pereira, Ana Beatriz Frazão Ribeiro
CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA LITERÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ANÁLISE DE UM MINICURSO SOBRE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS BARRAGENS PDF
João Augusto dos Reis Neto, Rafaela Mahiane Rosa, Antonio Fernandes Nascimento Junior
ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PDF
LEONARDO SALVALAIO MULINE, ADRIANE GONÇALVES GOMES, CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS, LEANDRO MATTOS
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL EM ESCOLA MUNICIPAL DE NITERÓI PDF
luciana maria bastos jardim
A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA PDF
Neusa Bastos Ruiz lanna
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ESCOTISMO PDF
Carlos Eduardo Silva Jascone
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓCIAS DO CEUNES/UFES PDF
Thayroni Bonniheki Gomes Souza, Judson Albino Coswosk, Larissa Fracalossi Lucas, Thatiana Suci Maciel, Gabrielly Silva Rossin, Ivaneth dos Santos, Luana de Castro Barbosa, Natalia Pin Rocon, Thalita Cabral Silva, Marcos Cunha Teixeira
AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS PDF
Jose Renato de Oliveira Pin, Carlos Roberto Pires Campos
Água e sociedade: o que abordam os livros didáticos do Ensino Fundamental?
Bianca Sarpa Miceli
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ECOLÓGICO A PARTIR DA VISÃO DO MANGUEZAL NOS DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PDF
Hilda Helena Sovierzoski, Lidiane Moura dos Santos, Monica Dorigo Dorigo Correia

Ensino e Saúde

DISCUTINDO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PDF
Tiago Venturi, Karem Susan Hansen, Iasmine Pedroso, Beatriz Pereira
INTERSEÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA: A SAÚDE ESTÁ NA MESA PDF
DIAS ROVARI CODEIRO
Aprendendo com os microrganismos: uma proposta prática PDF
Viviane Louback Gitti, Michele Pereira de Souza, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Aline Muzy Dias
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PDF
Nelson Coimbra Ribeiro Neto
OS SABERES DOS ÍNDIOS PARAKANÃS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM UMA AULA DE CIÊNCIAS PDF
Joao Ferreira
A produção brasileira de objetos de aprendizagem para o ensino superior de nutrição PDF
Andreia Araujo Lima Torres
A HIPERSENSIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA E OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM MANAUS: INVESTIGAÇÕES NAS AULAS DE FÍSICA PDF PDF
Antonio Rizonaldo Lima de Oliveira, Gabriel Rodrigues do Nascimento
O alto consumo de refrigerantes e fast foods por universitários: a criação de uma cartilha PDF
Josiane Vieira de Souza, Thaisnara Bastos, Maria de Fátima Oliveira
A UTILIZAÇÃO DE UMA PÁGINA VIRTUAL DE APRENDIZAZEM COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PDF
Mariane de Paula Gomes, Fábio Aguiar Alves, Maria de Fátima Alves de Oliveira
PARÂMETROS CURRICULARES DE CIÊNCIAS NATURAIS: A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PDF
Ana Paula Inacio Diorio, Marco Antônio Ferreira da Costa
SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM TABU PARA PROFESSORES? PDF
Luana Bispo de Matos Pires, Cristina dos Santos Bianchi
“ÁGUA E SAÚDE”: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS PDF
Elaine Cristina Pereira Costa, Rosane Moreira Silva de Meirelles
A AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL DO ESCOLAR NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROPOSTA DE VÍDEO PARA ORIENTAÇÃO DOCENTE PDF
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Mariana da Silva Braga
CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO PIRIÁ (PA) PDF
Edileia Gaspar Macedo, Francisca Neves Santos, Sandra Nazaré Dias Bastos
E POR FALAR EM PIOLHO, O QUE FAZEM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAPITÃO POÇO-PARÁ? PDF
Maria Eugenia da Silva Moura, Sonia Maria Costa, Sandra Nazaré Dias Bastos
PARASITOSES INTESTINAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ: CONHECER PARA EVITAR PDF
Maria Marcilene Alves Silva, Rosilene Mota Lima, Sandra Nazaré Dias Bastos
MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM ESSA TEMÁTICA PDF
Gizele Tiago Barbêdo, Carlos Alberto Andrade Monerat
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO AMBIENTAL PDF
Ana Izabel Cunha de Mello Affonso, Thayssa Alves Coelho da Silva, Maria José Paes Santos, Marcelo Borges Rocha
PROPOSTA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA TRABALHADORES DE BENEFICIAMENTO DE PEDRAS ORNAMENTAIS PDF
paulo henrique rodrigues brum
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: IDENTIFICAÇÃO E REFLEXÕES ELABORADAS A PARTIR DAS PROPOSTAS CURRÍCULARES DE CIÊNCIAS DE ESTADOS BRASIELIROS SELECIONADOS PDF
Sheila Soares de Assis, Tania Cremonini Araújo-Jorge
PENSAR O MORRER HUMANO NAS GRADUAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE PDF
Eliane Brígida Morais Falcão, Cynthia de Souza Vieira, Natália Soares Fagundes da Rosa
JOGO NA TRILHA DOS NUTRIENTES: UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO BASEADO EM MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PDF
Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fatima Alves de Oliveira
AMBIENTE E SAÚDE: BUSCANDO A INTEGRAÇÃO NAS PRODUÇÕES DIDÁTICAS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA PDF
Nathan da Matta Oliveira, Tatiana Galieta
Educação e Saúde: Doenças Negligenciadas ABCD PDF
Carlos Eduardo da Silva Filomeno
PRESSUPOSTOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PDF
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva
A ÁREA DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CENTRADOS NAS BIOCIÊNCIAS E SAÚDE. PDF
Joyce Amaral, Evelyse Lemos
DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: CONTRARIANDO O MODELO PDF
Patrícia Pássaro da Silva Toledo, Eliane Portes Vargas
BULLYING ASSOCIADO AOS ESTEREÓTIPOS CORPORAIS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Rodolfo Moura Pereira
Análise do uso de um jogo voltado para Educação em Saúde com adolescentes PDF
Claudilene Moura Perim
A TRÍADE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS - ENSINO DE QUÍMICA - PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE PDF
Aline Souza de Camargo, Patrícia Fernandes Lootens Machado

Ensino de Ciências e CTSA

UM OLHAR CRÍTICO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PARA UM MATERIAL MIDIÁTICO DEDICADO AO ENSINO DA BIOQUÍMICA PDF
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, Jorge Cardoso Messeder
FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON PDF
Lucia Cruz Almeida, Viviane Medeiros Tavares Mota, Jonathas de Albuquerque Abreu, Ruth Mariani
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: A URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA COM ENFOQUE EM CTS PDF
Cristina dos Santos Bianchi, Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima
Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos PDF
Marta Maximo Pereira, Viviane Abreu de Andrade
DESENVOLVENDO MODELOS DIDÁTICOS PARA BIOLOGIA CELULAR PDF
Greysi Dias Rêgo
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR PDF
Simirâmes Castro Pontes
OFICINA TEMÁTICA SOBRE ARMAS QUÍMICAS NÃO LETAIS: A CAPSAICINA. PDF
Florence Moellmann Cordeiro de Farias
O ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DOS METAIS PARA A SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO SABER CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS PDF
João Reis Paulo, Lucideia Rebello Guimarães
HIDROSTÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM DEMONSTRAÇÕES INVESTIGATIVAS PARA COMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PDF
Ana Carla Lima Fonseca Coutinho, Isa Costa
A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA PDF
Tiago Destéffani Admiral, Carlos Roberto Pires Campos, Leonardo Salvalaio Muline
O ENSINO DE PILHAS E BATERIAS EM UMA VISÃO CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE) PDF
LUCIDÉA GUIMARÃES REBELLO COUTINHO
DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE QUÍMICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA AS SÉRIES INICIAIS PDF
JORGE CARDOSO MESSEDER, TAIS DOS SANTOS GONZALEZ JACOB
“MENDELmória”: JOGO DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE GENÉTICA NA PERSPECTIVA INTEGRADORA PDF
Willian Alves Pereira
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL PDF
Alice Melo Ribeiro
USO DE MODELOS INVESTIGATIVOS NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Eline Deccache-Maia
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA PDF
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA PDF
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado
O uso de vídeos de humor como recurso didático - ensino lúdico e contextualizado PDF
Álvaro Siguiné Jadel Lemos, Lucia Cruz Almeida
INCLUSÃO E ENSINO DE FÍSICA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DO TEMA ENERGIA MECÂNICA PDF
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler
GÊMEOS, GENÉRICOS E QUIRAIS: ESTUDO DE CASO SOCIOCIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA PDF
Nilcimar dos Santos Souza, Salete Linhares Queiroz
PARCERIA ENTRE PESQUISADORES E PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UM COMPUTADOR POR ALUNO PDF
Glauce Cortez Pinheiro, Camila Bezerra Araujo, Miriam Struchiner, Taís Giannella
ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS E METODOLOGIA INVESTIGATIVA PRESENTES NO MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA “CIENTISTAS DO AMANHÔ PDF
Glaucia Alegre dos Santos Buarque de Gusmão, Tania Goldbach
É POSSÍVEL APRENDER RELATIVIDADE EM QUALQUER IDADE?:uma abordagem com enfoque histórico-investigativo PDF
Marcius Vinicius Silvestre da Silva, Isa Costa
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: proposta de ensino dos conceitos básicos de eletricidade PDF
Isa Costa, Fernanda Leone de Assumpção Camacho
Visões sobre a teoria evolutiva: pressões institucionais religiosas e ciência. PDF
Viviane Vieira, Eliane Brígida Morais Falcão
PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO DESTINADAS A ESCOLAS BRASILEIRAS E HAITIANAS PDF
Thatiana Suci Maciel, André Felipe Costa Souza, Juliomar de Jesus Cruz, Vilma Rodrigues Aguiar, Pablo Sales Almeida, Karen Purper Freitas Magiero, Antelmo Ralph Falqueto, Karina S. Furieri, Erica Duarte-Silva
Paródias como ferramentas para o ensino/aprendizagem de Química PDF
Erika Louise Branco Ribeiro, Caroline Stephanee Mattos Mendonça, Priscilla Santos Lassance, Eluzir Pedrazzi Chacon, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Marcia Narcizo Borges
Comunicação Química no Ensino de Química Orgânica: Uso de um aúdio e um jogo de Bingo PDF
Priscilla Santos Lassance, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Eluzir Pedrazzi Chacon, Marcia Narcizo Borges
TEMAS CTSA DE INTERESSE DOS ALUNOS DA EJA: UM PONTO DE PARTIDA PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA MULTIDIMENSIONAL PDF
Daniele da Silva Maia Gouveia, Alcina Maria Testa Braz da Silva
DIÁLOGO ENTRE CRENÇAS RELIGIOSAS E CONCEITOS CIENTÍFICOS: COMO PENSA UM GRUPO DE CIENTISTAS PDF
Cristiana Rosa Valença, Eliane Brigida Morais Falcão
RELATO DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIA/QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS PDF
Kelry Muniz Barbosa
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO OLFATO EM PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACEIÓ, ALAGOAS PDF
Monica Dorigo Correia
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE UMBURANA, SENHOR DO BONFIM/BAHIA PDF
CARLOS WAGNER Costa Araújo, Leonésia Leandro Pereira
SABERES POPULARES, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA PDF
Fábio Gabriel Nascibem, Alessandra Aparecida Viveiro
PANORAMA DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PDF
Inez Barcellos Andrade, Isabel Gomes Rodrigues Martins
A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO PDF
Emerson N. C. Gonçalves
“EXPLORANDO” UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO SOB DIVERSOS OLHARES: DAS PRÁTICAS DE ENSINO AO ENSINO DAS PRÁTICAS. PDF
Kelly Araújo Krauzer, Thamires Belo de Jesus, Michele Pires Carvalho, Josilene Erlacher Werneck Machado, Carlos Roberto Pires Campos
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PEDAGOGIA DE PROJETO: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO À LUZ DA TEORIA DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL PDF
Sidnei Quezada Meireles Leite, Joelma Goldner Kruger, Nádia Ribeiro Amorim, Vilma Reis Terra
CURSOS A DISTÂNCIA EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS COMO APOIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PDF
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO SOBRE VISITAS A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E ABORDAGEM CTSA PDF
Evanizis Dias Frizzera Castilho
POLUIÇÃO SONORA EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO PDF
Almir Guedes Santos
A HORTA MEDICINAL COMO ARTEFATO PEDAGÓGICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA CTSA PDF
Sabrine Lino Pinto, Antonio Donizetti Sgarbi, Daniela Coutinho D´Ávila de Almeida, Maria das Graças Ferreira Lobino
O TRABALHO COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE’S) NO ENSINO REGULAR: UMA EXPERIENCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PDF
Jocimara Maria da Silva Santos, Nicole Nicolas Armache, Fábio Augusto Rodrigues e Silva
METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO DA TEORIA CELULAR. PDF
Antonio Fernandes Nascimento Junior, Bárbara Cristina Heitor
HORTA ESCOLAR E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR PDF
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Lucile Daniel Moreira, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças
REFLEXÕES SOBRE O APRENDIZADO E VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS DE JOVENS RESIDENTES EM ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL. PDF
Cristina Maria Barros de Medeiros
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PDF
Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha

Divulgação Científica

ANÁLISE DE ÁRVORES FILOGENÉTICAS EM ARTIGOS DA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL PDF
Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Marcelo Borges Rocha
ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU – ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE PDF
Adriane Gonçalves Gonçalves Gomes, LEONARDO SALVALAIO MULINE, CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS
RIQUEZAS DAQUI, ECOS DO GARIMPO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO RÁDIO POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM PDF
Guilherme Mendes Soares
UNIGRAN: O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DO HERBÁRIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO, DUQUE DE CAXIAS, RJ PDF
Míria Simões de Araújo Rodrigues
A FICÇÃO CIENTIFICA COMO RECURSO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES NOS ENECIÊNCIAS PDF
Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha
ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OBESIDADE E TECIDO ADIPOSO PARA A POPULAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS PDF
Catia Cristina de Paula Costa
O CONCEITO DE GENOMA NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS LOCALIZADAS EM ÁREAS CARENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PDF
Juliana Macedo Nascimento, Rosane Moreira Meirelles
COLORINDO BANDEIRAS – A ELABORAÇÃO DE UM SIMULADOR PARA O ESTUDO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE PDF
Eluzir Pedrazzi Chacon
MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA E MUSEU CIÊNCIA VIVA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES FLUMINENSES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PDF
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Marcos Paulo Ferreira de Souza, Eliane Melo de Matos, Eline Deccache Maia
DIFUSÃO CIENTÍFICA: I e II COLÓQUIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PDF
ANNE KARYNNE ALMEIDA CASTELO BRANC0, AMARILDO MENEZES GONZAGA
Alunos-professores: o Normal repensando o papel do lúdico aliado ao ensino de ciências PDF
Cristianni Antunes Leal, Maria José da Silva de Oliveira Quirino, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Giselle Rôças
A divulgação científica e o museu nacional PDF
Julio César Freitas da Costa
A PRESENÇA DA QUÍMICA NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO: O CASO DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA PDF
Ludmila Nogueira da Silva
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E OS SABERES LOCAIS: A EXPERIÊNCIA COM O GRUPO “BICHO DO MATO” PDF
Tatiene Kéllen Rosa Germano Araujo

Submissões Gerais

O PANORAMA ATUAL E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Coswosk Albino Coswosk, Diógina Barata, Marcos da Cunha Teixeira
ELABORAÇÃO DE JOGOS POR ALUNOS DO SENAI. PDF
ANA CLAUDIA MANHAES
ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA “ANTÁRTICA” EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Luiz Antonio da Costa Rodrigues, Elaine Alves dos Santos, Waisenhowerk Vieira de Melo, Alexandre Santos de Alencar
ANÁLISE DOS TEMAS EVOLUÇÃO E FILOGENIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS PELO PNLD 2014 PDF
Judson Albino Coswosk, Diógina Barata, Marcos da Cunha Teixeira
A CRIAÇÃO DE VÍDEOS EXPERIMENTAIS COMO AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE FÍSICA PDF
KARLA KARINY BARBOSA
FICÇÃO COMO FERRAMENTA DE ABORDAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS: RELATO DE CASO DO USO LINGUAGEM DE FICÇÃO CIENTÍFICA PDF
Reinaldo Espírito Santo Camilo, Luiz Edmundo Vargas Aguiar
Concepções Históricas sobre utensílios de laboratório PDF
Shirley Lima de Azevedo Neta, Jorge Cardoso Messeder
A TEMÁTICA DO TRÂNSITO: DISCUTINDO VELOCIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS PDF
Maria Cristina Amaral Moreira, Isabel Martins
JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA PDF
Natalia Pin Rocon, Elisa Mitsuko Aoyama
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA MOTIVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Mauro Melo Costa, Rosa Oliveira Marins Azevedo
De pedra à janela: características de um bom professor de ciências na visão de futuros professores PDF
Thaiz Armond, Zara Faria Sobrinha Guimarães
O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO – RELATO DE CASO PDF
Juliane Barros, Magui Aparecida Vallim da Silva
CIÊNCIA E ARTE NOS “NOVOS TALENTOS PDF
Eline Deccache-Maia
ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE FLUTUAÇÕES POPULACIONAIS CÍCLICAS – PROBLEMÁTICA ABORDADA POR ELTON PDF
Emiliana Moreira Cunha
O ENSINO DE REPRODUÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PDF
Larissa Fracalossi Lucas, Marcos da Cunha Teixeira, Juliana Castro Monteiro