Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

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JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Natalia Pin Rocon, Elisa Mitsuko Aoyama

Última alteração: 2014-06-18

Resumo


As dificuldades em ensinar e, consequentemente, aprender, tornam a “Cegueira Botânica” mais evidente, tanto entre os estudantes quanto professores. A aquisição do conhecimento em Botânica é prejudicada não somente pela falta de estímulo em observar e interagir com as plantas, como também pela precariedade de equipamentos, métodos, recursos didáticos e tecnologia que contribuem para um ensino fundamentado na motivação e aplicabilidade desta matéria ao cotidiano do discente. Assim, o presente trabalho refere-se ao uso de jogos didáticos como uma eficiente estratégia metodológica para o ensino de Botânica. Nesse aspecto, o estudo teve como objetivo o desenvolvimento de dois jogos didáticos, aplicados com alunos do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Pio XII”, tendo a finalidade de despertar neles o interesse pelo estudo da Botânica, auxiliando assim, o trabalho do educador dentro da sala de aula e consequentemente, facilitando processo de ensino-aprendizagem.

 


Palavras-chave


jogos didáticos, ensino de botânica;ensino fundamental; ensino de ciências; lúdico.

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