Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO DA TEORIA CELULAR.
Antonio Fernandes Nascimento Junior, Bárbara Cristina Heitor

Última alteração: 2014-06-17

Resumo


Ser ponte entre o aluno e o conhecimento é um papel do professor, de modo que este questione e pense sobre o mundo por si próprio. Além disso o professor também exerce o papel de formadores de opinião tendo assim a obrigação de estimular o pensamento crítico dos educandos. Levando em consideração esses importantes papeis do profissional docente, é necessário pensar uma formação inicial de qualidade que subsidie sua prática, pois o professor não precisa apenas saber o conteúdo, mais também saber como se ensinar esse conteúdo. Nessa perspectiva o objetivo do presente trabalho foi analisar as práticas realizadas durante a disciplina Metodologia de ensino em Botânica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras(UFLA) MG, a fim de conhecer as contribuições da mesma para a formação inicial dos docentes.

Palavras-chave


Formação inicial, metodologias, ensino de ciências, ensino da teoria celular.

Texto completo: PDF