Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

Tamanho da fonte: 
BULLYING ASSOCIADO AOS ESTEREÓTIPOS CORPORAIS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rodolfo Moura Pereira

Última alteração: 2014-06-13

Resumo


O presente estudo trata das relações entre as diferenças corporais e o bullying. Diferenças biológicas e culturais que se manifestam na imagem corporal foram debatidas em oito aulas de Educação Física visando à provocação de uma reflexão pautada nos preceitos defendidos por Paulo Freire. Os debates foram alimentados por textos de divulgação científica que abordavam os assuntos que poderiam apresentar relações com as causas do bullying. Quebrar paradigmas e propor novos caminhos para a educação será sempre um desafio. Desta forma, esperamos que esta proposta ultrapasse a abordagem tradicional dos conteúdos, especialmente nas aulas de Educação Física e, sirva de embasamento para propostas de abordagem do bullying em outras disciplinas e ainda, norteie propostas de desenvolvimento interdisciplinar do assunto.


Palavras-chave


bullying; corporeidade; imagem corporal; divulgação científica

Texto completo: PDF