Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE AMBIENTE A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE FILOSOFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Maylta Brandão dos Anjos, Verônica Pimenta Velloso

Última alteração: 2014-06-13

Resumo


A presente comunicação investiga as diferentes percepções filosóficas da natureza, realizando um breve levantamento bibliográfico sobre a temática ambiental. Foram selecionados quatro periódicos nacionais da área de Filosofia para a pesquisa. O viés mais significativo que pode ser percebido entre os trabalhos selecionados, perfazendo significativas contribuições para o ensino de ciências no que tange a questão ambiental, é o de que, perante o atual estado da arte da ciência em que se postula a crise paradigmática, faz-se necessário que os seres humanos sejam reintegrados à natureza, contrariamente ao que se configurou a partir do pensamento moderno. Essa é uma tendência que vem sendo observada em propostas da educação ambiental centradas no conhecimento ético e crítico.


Palavras-chave


filosofia; educação ambiental; natureza

Texto completo: PDF