Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
FILMES SOBRE DROGAS COMO ESTRATEGIA EDUCATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE CASO
Francisco José Figueiredo Coelho, Simone Monteiro

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


Diante dos desafios da abordagem educativa sobre entorpecentes e do potencial pedagógicodo cinema, o filme nacional Bicho de sete cabeças foi debatido durante uma formaçãodocente online sobre drogas. A atividade envolveu uma simulação em que uma professorafictícia utilizou a película, seguido de um debate com seus alunos. Por meio de um fórumvirtual os professores cursistas opinaram sobre a estratégia proposta e sugeriram filmescomplementares. A partir da análise do conteúdo do fórum, o presente trabalho descreve avisão dos cursistas sobre os aspectos positivos e negativos desse filme na abordagemeducativa sobre drogas. Dos 39 participantes, a maioria foi favorável ao caráter preventivoproposto pela simulação. 27 cursistas referiram um ou mais filmes pertinentes à temática,predominantemente estrangeiros. Ao longo do fórum evidenciou-se a dimensão dialógicoeducativaproporcionada pelo cinema como ferramenta artística e cultural que favorecediscussões contextualizadas acerca do tema drogas entre os estudantes.

Texto completo: PDF