Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
FEIRAS DE CIÊNCIAS: UMA PARCELA DA TRAJETÓRIA DO PIBID EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ
Gleice Martins de Oliveira da Silva, Glória da Penha Cândido Martins, Larissa Souza Costa, Luana Sampaio Silva, Marianne da Cunha Rodrigues Silva, Roberta Reis da Costa Araujo, Thamiris De Paula Diniz, Gabriela Albino Mendonça de Oliveira Lima, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


A feira de ciências é uma relevante ferramenta educacional que aproxima o aluno dapesquisa ao estimular que busquem informações, reúnam dados e os interpretem. Sendoassim, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência pedagógica obtida pelainserção de feiras de ciências anuais, na Escola Estadual Professor Oswaldo da RochaCamões, Resende-RJ, por bolsistas do PIBID. Foram desenvolvidos quatro eventos,cujos temas centrais estiveram relacionados aos conteúdos de ciências trabalhados aolongo dos anos letivos. Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos, sob orientaçãoda professora de ciências, estiveram: confecção de painéis informativos, produção eapresentação de maquetes, experimentos, vídeos, exposições e alimentos feitos comcascas de vegetais. A introdução desta prática pedagógica resultou, progressivamente,em maior interesse dos estudantes pelas práticas experimentais e, consequentemente,pelo ensino de ciências. Para a equipe do PIBID as ações desenvolvidas contribuírampara a reflexão das práticas docentes, ampliando a vivência e preparando para práticasfuturas.

Texto completo: PDF