Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE METÁFORAS E ANALOGIAS EM REPORTAGENS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE
Igor Leandro Alves de Carvalho, Marcelo Borges Rocha

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


As questões ambientais permeiam nosso cotidiano, seja na educação (formal, nãoformal e informal), seja nos veículos midiáticos. As mudanças climáticas possuem todoum contexto de controvérsias que oferecem possibilidade de exploração do tema.Alguns recursos de escrita são utilizados no processo de construção de um texto dedivulgação científica (TDC), entre eles, analogias e metáforas. Este estudo objetivouinvestigar e problematizar o uso de analogias e metáforas nos artigos que tratam demudanças climáticas na revista Superinteressante. Foram verificados 11 artigos, tendocomo referência os trabalhos de Godoy (2002) para análise das analogias e Goulart(2008) para as metáforas. Constataram-se nos artigos analisados analogias e metáforascom funções distintas. Infere-se que as analogias e metáforas possuem um potencialagregador quando utilizadas na DC. Esses recursos de escrita podem tornar o conteúdocientífico mais acessível ao público não especializado, trazer familiaridade para osconceitos científicos e aproximação desse público.

Texto completo: PDF