Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
TEATRO E ENSINO DECIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES
Barbara Doukay Campanini, Marcelo Borges Rocha

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


O ensino de ciências vem sendo amplamente debatido na esfera educativa. Aliado aperspectiva de aprimorar a construção de um novo olhar para o desenvolvimentocientífico, o presente artigo procurou identificar quais trabalhos fazem uso do teatrocientífico como ferramenta didática para o ensino. O recurso utilizado para esta buscafoi o banco de dissertações e teses da CAPES, sendo delimitada no período de 2012 a2016 e por palavras chave que incluíam teatro científico e ensino de ciências. Foramanalisadas trinta e cinco obras que discutem estratégias de ensino que trabalham ciênciae arte por meio do teatro como contribuição para o ensino deciências.Os dadosencontradoscontribuíram no sentido de problematizar o desafio de desenvolver opensamento científico, considerando o potencial do teatro para o ensino e o avanço deuma cultura científica a partir dos elementos que foram trabalhados no decorrer dasatividades propostas nesses estudos.

Texto completo: PDF