Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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CIÊNCIAS DA SAÚDE: FOMENTO À PESQUISA E EXTENSÃO DO CNPQ PARA UNIVERSITÁRIOS E A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE
Gisela Del Fava de Carvalho, Luciana Rodrigues Lessa

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


Ensino, pesquisa e extensão constituem pilares norteadores da formação universitária e atuam de forma sistêmica e indissociável. A iniciação científica relaciona-se diretamente com a pesquisa e destina-se a alunos de graduação. Nos programas de extensão, existem ações de interação entre universidade e comunidade. O CNPq oferece bolsas de estudo para incentivar a participação de discentes em projetos de iniciação científica e programas extensão. As bolsas são denominadas PIBIC e IC  na iniciação científica e IEX na iniciação em programas de extensão. Os dados da Plataforma Lattes relativos ao período de 2011 a 2017 a respeito dos investimentos do CNPq nos programas PIBIC, IC e IEX, demonstram a supremacia de fomento à iniciação científica em relação aos programas de extensão, com decaimento preocupante na oferta de bolsas-ano nesta área, e trazem à tona a questão da indissociabilidade.


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