Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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O USO DE FILMES DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS ERROS CONCEITUAIS
Amanda Berk, Lucca Marchesine, Marcelo Rocha

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


A utilização dos filmes pode ser considerada um importante recurso para o ensino de ciências. Os filmes de animação apresentam características vantajosas para a aproximação com o público infantil além de apresentarem muitos conceitos científicos. Contudo sua escolha deve ser cautelosa, pois pode consolidar conceitos de forma equivocada. Foram analisados quatro filmes de acordo com as categorias propostas por Piassi e Pietrocolla (2009) acerca dos erros conceituais apresentados. Os erros emulativos e inalterados estão presentes em todas as obras analisadas. Esses erros indicam respectivamente um aspecto científico na temática central do filme aumentando a probabilidade de um fato fatídico ou inusitado ocorrer na sociedade e a conexão de situações fantasiosas no filme com o cotidiano real sem fundamento científico buscando a familiaridade. A identificação dos erros presentes nos filmes permite que o docente perceba os aspectos científicos que precisam ser problematizados com os alunos.


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