Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
MENINAS NA QUÍMICA: ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEMÁTICA DE PADRÕES DE BELEZA E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
Sarah Corrêa Moreira de Sequeira, Barbara Maia de Viveiros, Ester da Silva Barbosa do Nascimento, Jenifer Ferreira Novaes, Lohrene de Lima da Silva, Monique Braz Limoeiro Daltro, Viviane Gomes Teixeira, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Esse trabalho trata de uma atividade lúdica pertencente a um projeto desenvolvido com alunas do primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro a fim de promover e despertar meninas para o ingresso em carreiras das ciência exatas e da natureza. A atividade baseou-se na elaboração de personagens pelas alunas de acordo com o que consideravam como padrão de beleza. Às personagens, foram atribuídos um corpo físico e uma história pessoal. Verificou-se que as meninas se apropriaram do padrão hegemônico de beleza, ou seja, mulheres brancas, com cabelos lisos e corpos magros, e consideraram que esse tipo não condizia com o estereótipo da mulher cientista.


Texto completo: PDF