Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES PRÁTICAS NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: ANÁLISE DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS
Vanessa a Stefano Masquio, Maria Cristina Ferreira dos Santos

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Nesse trabalho foi realizada uma análise de propostas de atividades práticas nos Cadernos de Ciências do 6º ao 9º ano, distribuídos em 2012 nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com tratamento quantitativo dos dados. Foram analisados os enfoques pedagógicos (cognitivo, procedimental e motivacional) e metodológicos (demonstração, verificação e investigação) nas atividades práticas. Nos Cadernos foram identificadas marcas de didatização do conhecimento escolar, como o uso de recursos imagéticos e textuais, e a prevalência de finalidades pedagógicas.


Texto completo: PDF