Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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A TENTATIVA DESCONHECIDA DE MARIO SCHENBERG NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA DE FÍSICA NO BRASIL
Mariana Faria Brito Francisquini, Antonio Augusto Passos Videira

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Mario Schenberg (1914-1990) é um nome internacionalmente reconhecido de um físico, crítico de arte, político e escritor brasileiro. O que poucos sabem sobre ele é que, entre as suas muitas realizações intelectuais, ele publicou um livro didático de física no Brasil destinado a alunos do ensino secundário em meados da década de 1940. Considerando sua proeminência na física no século XX, podemos nos perguntar por que este livro não ocupou um lugar de maior destaque frente a muitos outros da mesma época. Em outras palavras: haveria alguma característica nesta obra que nos pudesse ser útil em determinar em que medida ela pode ou não ter falhado frente às exigências legislativas e possíveis demandas educacionais de seu tempo? Nesta comunicação objetivamos expor uma análise sucinta do livro do ponto de vista didático-pedagógico a fim de responder à pergunta.


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