Última alteração: 2014-08-28
Resumo
Autores:
Heloisa Helena Oliveira de Magalhães Couto, Luiz Augusto Rezende NUTES/UFRJ
Resumo:
Orientada pelo Ciclo Contínuo de produção de Políticas (BALL, 2009), trago o estudo de uma produção audiovisual, a dinâmica de sua utilização e a ciranda de desdobramentos para reflexão e debates que se instaurou a partir daí, para discutir a produção e a ressignificação de Políticas Curriculares que jovens professores em ensino de Ciências constituem no cotidiano de uma escola municipal. Os professores hibridizam conhecimentos disciplinares, pedagógicos, curriculares com a sua própria visão educacional, e com as suas práticas cotidianas de utilização de tecnologias de informação e comunicação. Entendo, com ajuda de Laclau (2011), que as políticas curriculares são tentativas de fixação provisórias e contingentes e, resultado de processos articulatórios que implicam conflitos constituídos por interesses defendidos por rupos sociais diversos. Defendo a micropolítica escolar como prática institucionalizada capaz de produzir e influenciar sentidos e definir estratégias que recontextualizam propostas oficiais acerca da utilização de produção audiovisual.