Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Anais do III Eneciências 2012

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JOVENS PROFESSORES E POLÍTICAS CURRICULARES
antigos anais eneciencias

Última alteração: 2014-08-28

Resumo


Autores:

Heloisa Helena Oliveira de Magalhães Couto, Luiz Augusto Rezende NUTES/UFRJ

Resumo:

Orientada pelo Ciclo Contínuo de produção de Políticas (BALL, 2009), trago o estudo de  uma produção audiovisual, a dinâmica de sua utilização e a ciranda de desdobramentos  para reflexão e debates que se instaurou a partir daí, para discutir a produção e a  ressignificação de Políticas Curriculares que jovens professores em ensino de Ciências  constituem no cotidiano de uma escola municipal. Os professores hibridizam    conhecimentos disciplinares, pedagógicos, curriculares com a sua própria visão      educacional, e com as suas práticas cotidianas de utilização de tecnologias de   informação e comunicação. Entendo, com ajuda de Laclau (2011), que as políticas     curriculares são tentativas de fixação provisórias e contingentes e, resultado de processos articulatórios que implicam conflitos constituídos por interesses defendidos  por   rupos sociais diversos. Defendo a micropolítica escolar como prática institucionalizada capaz de produzir e influenciar sentidos e definir estratégias que        recontextualizam propostas oficiais acerca da utilização de produção audiovisual.


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