Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Anais do III Eneciências 2012

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TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
antigos anais eneciencias

Última alteração: 2014-08-24

Resumo


Autores:

Vanusa Tubbs de Souza, Fernando Augusto Santos Raggi, Angela Soares dos Santos Francelino, Ronaldo Figueiró, Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues e Rosana Aparecida Ravaglia Soares UNIFOA

Resumo:

O objeto do presente estudo é a interpretação de trilhas ecológicas em um Parque Natural, para implementação de práticas de ensino, através de estudos de campo. Uma Interpretação de trilhas se fundamenta na captação e tradução de informações referentes ao meio ambiente para quem a vivencia. A metodologia utilizada no presente estudo é uma análise quantitativa de estudos de casos do tipo descritivo. Foram realizadas excursões ao local, para determinação do trajeto, seguindo um plano de ação do ponto de vista teórico e prático, começando pelo levantamento dos recursos para subsídios dos eixos temáticos. Este estudo se justifica pela importância das trilhas ao estimular alunos acerca da preservação da natureza, o que deveria ser providencial em um país como o Brasil, onde há uma alta diversidade biológica e uma grande escassez de recursos. O objetivo do estudo é desenvolver uma aula prática para uma Educação Ambiental, abrangendo alunos de Graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental


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