Última alteração: 2014-08-24
Resumo
Autores:
Fábio Aguiar-Alves, Wagner Francisco Marinho da Silva, Rosane Moreira Silva de Meirelles, Paulo Roberto de Araújo Porto, Fábio Murat do Pillar e Marcelo Paraíso Alves UNIFOA/IFRJ
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi refletir sobre possíveis indícios ou sinais de práticas emancipatórias em EA no IFRJ-VR, tendo como centralidade a concepção de currículos praticados (OLIVEIRA, 2003). A metodologia se desenvolveu a partir de quatro momentos que não estão estanques, mas enredados, de forma complementar: Primeiro, a ação interdisciplinar entre os vários campos do saber (Educação Física, Filosofia, Biologia e Geografia); Segundo, os procedimentos realizados para as inserções nas Áreas de Proteção Ambiental; Terceiro, as ações metodológicas realizadas para a apreensão dos dados da pesquisa (questionários, avaliação dos seminários dos alunos, apreensão de imagens durante as visitas, os trabalhos realizados pelos alunos – vídeos temáticos e projetos aplicáveis; Por fim, a utilização do método indiciário na tentativa de captar nos instrumentos utilizados as pistas e sinais reveladores das práticas realizadas no IFRJ-VR na tentativa de estabelecer uma aproximação junto aos pressupostos da EA Crítica e em decorrência ao Conhecimento Prudente.