Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Anais do III Eneciências 2012

Tamanho da fonte: 
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMAPÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU NA UFPB: NÍVEIS/CONTEXTOS EDUCACIONAIS, FOCOS TEMÁTICOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE INVESTIGAÇÃO
antigos anais eneciencias

Última alteração: 2014-08-07

Resumo


Apresentação oral

Autores:

Gewerlys Stalony Diego Costa da Rocha, Marsílvio Gonçalves Pereira e Alessandro Tomaz Barbosa  UFPB

Resumo:

Este estudo descreve e analisa 38 trabalhos monográficos de conclusão do III Curso de Especialização em Educação Ambiental do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. A partir da leitura dos resumos e, quando necessário, da leitura integral dos trabalhos, as produções foram classificadas segundo nível escolar, contexto educacional, foco temático e procedimentos metodológicos de investigação. Os resultados revelam predomínio de pesquisas que abordam as características e concepções de indivíduos, entre as quais grande parte esteve direcionada para o contexto educacional não-escolar. Quanto ao nível educacional, houve predomínio de trabalhos voltados para a educação básica. A abordagem de pesquisa mais utilizada foi a quali-quantitativa, questionários e entrevistas foram os instrumentos de coleta de dados mais utilizados e a análise descritiva e interpretativa foi a mais frequente. O trabalho aponta aspectos para uma reflexão acerca de pesquisas em educação ambiental numa perspectiva para estudos futuros.


Texto completo: PDF