Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Anais do III Eneciências 2012

Tamanho da fonte: 
ROMPENDO FRONTEIRAS: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO DE APRENDIZADO COLETIVOEM AMBIENTE DE LIBERDADE INDIVIDUAL
antigos anais eneciencias

Última alteração: 2014-08-04

Resumo


Autores:

Marcia Rodrigues Pereira

Resumo:

Esse trabalho busca indicar caminhos alternativos para a construção do conhecimento, centrado na ação coletiva, buscando atender às individualidades em sala de aula, de forma a permitir que o aprendizado em ambiente coletivo possa contemplar os ritmos individuais dos estudantes, permitindo a estes um protagonismo real em seu processo de aprendizagem. A participação dos professores em formação foi muito importante, visto estes terem vivenciado experiências diversas daquelas consideradas padrão, ou seja, com alinhamento das cadeiras dos estudantes e tendo o professor como centro do processo, o detentor principal do saber que ele apresenta para os estudantes no quadro de giz, com os alunos mestres confinados no final da sala, apenas como observadores.  O presente trabalho buscou subverter o ambiente de sala de aula compartilhando reflexões e iniciativas entre alunos e professores, todos trabalhando em conjunto através da construção em grupo de terrários, onde se experimentaram alternativas relativas a danos ambientais.


Texto completo: PDF