Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Anais do III Eneciências 2012

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA O PLANEJAMENTO DE REGÊNCIA
antigos anais eneciencias

Última alteração: 2014-08-04

Resumo


Autores:

Marianade Senzi Zancul e Alessandra Aparecida Viveiro, Alessandra Aparecida Viveiro

Resumo:

O objetivo do trabalho foi investigar as possíveis contribuições do desenvolvimento do Planejamento de Regência no Laboratório de Ensino de Ciências para a disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia. Para tanto, aplicou-se um questionário aberto a 16 alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UnB, identificando a percepção inicial sobre a atividade no início da disciplina, as mudanças nessas percepções ao longo do tempo e as suas impressões acerca das potencialidades e limitações da utilização deste espaço para a preparação das aulas. A partir das vivências, os licenciandos relataram a percepção do Laboratório como um espaço colaborativo que proporcionou melhoria na prática, além de possibilitar o acesso a materiais diversificados  para enriquecimentos das aulas. O desenvolvimento das atividades no Laboratório de  Ensino possibilitou que o Estágio atendesse a aspectos fundamentais da formação de  professores se constituindo um espaço de reflexão sobre a construção e o fortalecimento  a identidade docente.


Texto completo: PDF